Foto de Ítala Nandi

Ítala Nandi Feminino

Role a página para encontrar informações gerais como peso, altura e idade de Ítala Nandi, dentre outras.

Você também irá encontrar outras celebridades que fazem aniversário no mesmo dia, além de signo dos famosos e comentários da comunidade.

Biografia de Ítala Nandi

Começou no teatro amador em sua cidade natal, participando de Um Gesto por Outro, de Jean Tardieu, em 1959, e A Cantora Careca, de Eugène Ionesco, no ano seguinte.

Em 1960, integra um elenco semiprofissional, na montagem de O Despacho, texto e direção de Mário de Almeida, em Porto Alegre.

Faz uma breve participação em O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, na montagem de Fernando Torres para o Teatro dos Sete.

Em 1962 muda-se para São Paulo, onde de integra, na condição de administradora, o Teatro Oficina. Sua estréia na companhia ocorre, inesperadamente, substituindo Rosamaria Murtinho em Quatro Num Quarto, de Valentin Kataev, grande sucesso de 1962.

Assídua frequentadora das aulas de interpretação que Eugênio Kusnet promove no teatro, Ittala passa a integrar o elenco de estréia de Pequenos Burgueses, em 1963, sob direção de José Celso Martinez Corrêa para o texto de Máximo Gorki.

Nas sucessivas remontagens, interpretou quatro diferentes papéis na peça. Pioneira do Teatro Oficina, também atuou em dezenas peças como Os Inimigos e O Rei da Vela, Galileu Galilei e Na Selva das Cidades, principalmente durante Regime Militar.

No cinema constituiu uma sólida carreira, atuando em diversos filmes, pelos quais recebeu vários prêmios nacionais internacionais, como a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1972, pelo filme Pindorama, o Prêmio Moliére, em 1975, por sua atuação em Guerra Conjugal e a Coruja de Ouro, em 1976, pelo filme Os Deuses e os Mortos, todos na categoria Melhor Atriz.

Foi indicada ao Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, em 1974, pelo filme Sagarana, o Duelo.

É uma das fundadoras do Festival de Gramado. Em 1982 estreou na direção cinematográfica, com In Vino Veritas, documentário sobre a colonização italiana no sul do Brasil.

Estreou na televisão em 1964. Participou de inúmeras novelas em diversas emissoras, com especial destaque para sua tríplice atuação na novela Direito de Amar, exibida pela Rede Globo em 1987, onde viveu as personagens Joana, Bárbara e Nanette.

Sua personagem Joana, a louca do sobrado, como ficou conhecida, era constantemente maltratada pelo vilão da trama, o Senhor de Monserrat, interpretado por Carlos Vereza, e sua atuação conquistou a crítica e o público.

Posteriormente, foi contratada pela Rede Record, onde atuou nas novelas Os Mutantes, Caminhos do Coração, Promessas de Amor, na minissérie Sansão e Dalila, em alguns episódios da série Milagres de Jesus e no telefilme Manual Prático da Melhor Idade.

Em 1989 publicou o livro Teatro Oficina, onde a arte não dormia, pela Editora Nova Fronteira e em 2010 lançou o romance futurista Os Sonhos de Vesta, indicado ao Prêmio de Literatura do Estado de São Paulo no mesmo ano.

Em pesquisa de opinião desenvolvida em 1999 junto a 100 líderes comunitários de diferentes áreas por acadêmicos do Curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul, foi eleita uma das 30 Personalidades de Caxias do Sul — Destaques do Século XX.

Foi casada com o diretor teatral Fernando Peixoto e com o cineasta André Faria, com quem teve seu único filho, Giuliano Nandi Faria.

É avó de Sofia, que nasceu em janeiro de 2010. Há cerca de 10 anos, após converter-se ao hinduísmo, adotou mais um "T" no nome, abandonando o nome de batismo Ítala e passando a assinar Ittala.

Como professora, por vários anos coordenou os Departamentos de Teatro, Cinema e TV da UniverCidade e da Universidade Estácio de Sá, ambas no Rio de Janeiro.

Atualmente Ittala Nandi é coordenadora da Escola Superior Sul-Americana de Cinema e Televisão do Estado do Paraná (CINETVPR/FAP), uma instituição pública situada em Pinhais, com um projeto de ser uma universidade de cinema e televisão no padrão das instituições cubanas.

Também é idealizadora e fundadora do Festival de Cinema do Paraná.

Teatro de Ítala Nandi

1959 - Um Gesto por Outro 1960 - A Cantora Careca 1961 - O Beijo no Asfalto 1961 - O Despacho 1962 - Quatro num Quarto 1963 - Pequenos Burgueses 1964 - Toda Donzela Tem um Pai que É uma Fera 1966 - O Sr. Puntila e seu criado Matti 1966 - Os Inimigos 1967 - Quatro num Quarto 1967 - O Rei da Vela 1968 - O Poder Negro 1968 - Galileu Galilei 1969 - Na Selva das Cidades 1973 - O Prisioneiro da Segunda Avenida 1974 - O Ministro e a Vedete 1975 - Simbad, o Marujo 1976 - Vivaldino, Criado de Dois Patrões 1978 - Fico Nua 1981 - As Criadas 1983 - Édipo rei 1984 - Amor em Campo Minado 1986 - 3 X 21 de Abril 1988 - Uma Só Andorinha não faz Verão 1992 - Brida 1995 - O Amante de Tiradentes 1997 - O Capataz de Salema 1999 - Um Equilíbrio Delicado 2000 - Vassah, A Dama de Ferro 2005 - DNA - Nossa Comédia.

Data de Aniversário de Ítala Nandi

Ítala Nandi comemora seu aniversário todo dia 04 de Junho, e é do signo de Gêmeos.

Ítala Nandi: Idade e Data de Nascimento

Ítala Nandi nasceu em 1942, era Quinta-feira. Hoje tem 79 anos de idade.

Altura de Ítala Nandi

Ainda não temos informações sobre a altura de Ítala Nandi. Se você sabe, ajude a gente enviando essa informação nos comentários ao final da página.

Características Físicas

Altura Não informado
Peso Não informado
Peso Ideal Não informado
Olhos Não informado
Tom da pele Não informado
Sexo / Gênero Feminino

Horóscopo e Signo de Ítala Nandi

Ítala Nandi é de Gêmeos ♊, um signo de Ar.

O nativo do signo de Gêmeos traz consigo algumas características que podem ou não ser vistas em Ítala Nandi em diferentes graus de intensidade. Veja abaixo um pouco de cada uma dessas características.

Pontos fortes tornam Ítala Nandi uma pessoa:

  • energética
  • inteligente
  • imaginativa
  • inteligente
  • adaptável

Fraquezas ou Pontos fracos tornam Ítala Nandi uma pessoa:

  • superficial
  • impulsiva
  • inquieta
  • desonesta
  • indecisa

Também fazem aniversário no dia 04 de Junho

Amelia Warner Angelina Jolie Ângelo Antônio Bahni Turpin Betty Okino Celyn Jones Judith Malina Julie White Lukas Podolski Mandela Van Peebles Mari Oliveira Matthew Whittet Mauricio Pitanga Michelle Duffy Oona Chaplin Pedro Farah Rob Huebel Robin Lord Taylor Russell Brand T.J. Miller Tatiana Horevicht

Outros famosos do signo de Gêmeos

A.J. Langer Acun Ilicali Adam Wylie Adriana Lima Adriano Carvalho Adrienne Barbeau Adrienne McQueen Agnès Soral Agnès Varda Al Ruscio Alain Resnais Alan Carr Alan White Alanis Morissette Alastair Campbell Alcione Mazzeo Alejandro Ruiz Alex Lacamoire Alex Sebastian Laibach Alexander Karim Alexandra Dowling Alexandra Richter Alexandra Stewart Alfred Molina Alida Valli Alix Talton Allan Fiterman Allison Schmitt Alonso Grandío Aly Raisman Amanda Curvelo Amanda Pays Amelia Warner Amora Mautner Amy Correa Ana Beatriz Barros Ana Rosa Andre Boyer André Gago André José Adler André Matarazzo Andrea Richa Andrew Bilgore Ángela Vergara Angelina Jolie Ângelo Antônio Ania Bukstein Anna Rita Cerqueira Annie Karstens Anthony Cistaro Anthony Starke António Pedro Cerdeira Antônio Petrin Antony Ponzini Antony Sher Aracy Cardoso Archie Shepp Arlene Phillips Arlete Salles Arturo Vidal Astrid Bergès-Frisbey Awkwafina Bahni Turpin Bárbara Evans Barbara Stock Bel Kutner Benedetta Porcaroli Bernard Cazeneuve
Ver todos

Comentários