Foto de Ida Gomes

Ida Gomes Feminino

Role a página para encontrar informações gerais como peso, altura e idade de Ida Gomes, dentre outras.

Você também irá encontrar outras celebridades que fazem aniversário no mesmo dia, além de signo dos famosos e comentários da comunidade.

Biografia de Ida Gomes

Nascida na Polônia, passou seus primeiros 13 anos na França, para onde sua família se transferiu em 1924. Em Paris aprendeu o francês e teve contato com a dramaturgia clássica francesa do século XVII - Racine, Corneille e Molière.

De família judaica, transferiu-se para o Brasil no fim dos anos 1930. Em 1938, incentivada pela mãe, participou e venceu um concurso de talentos lendo uma poesia no programa de Celso Guimarães na Rádio Tupi, onde assinou contrato para trabalhar em radionovelas, adotando o nome Ida Gomes.

Durante 20 anos, trabalhou como radioatriz, passando pela Rádio Tupi; pela Rádio Globo, onde integrou ao elenco de Amaral Gurgel; e pela Rádio Nacional, que vivia no auge da sua programação.

Em 1948, com uma bolsa de estudos, foi para os Estados Unidos e, em 1951, seguiu para um estágio como locutora na Rádio BBC em Londres.

De volta ao Brasil, em 1953, iniciou sua carreira na televisão, entrando para a TV Tupi, onde atuou no Grande Teatro Tupi, teleteatro dirigido por Sérgio Britto, e no Câmera Um, seriado dirigido por Jacy Campos que encenava contos de terror.

Atuou também nas novelas Coração Delator (1954) e A Canção de Bernadete (1957). Estreiou nos palcos em 1957 no Teatro do Estudante, de Paschoal Carlos Magno com as peças O Primo da Califórnia, de Joaquim Manuel de Macedo e Catarina da Rússia, ao lado do galã Herval Rossano.

Em 1986, trabalhou na peça Lily, Lily, que lhe rendeu alguns prêmios e, em 1989, fundou o Teatro Israelita de Comédia, para difundir a obra e a dramaturgia de autores judeus.

Em 2003, atuou no espetáculo Tio Vânia, de Tchecov, com direção de Aderbal Freire Filho. Em 2006, fez parte do elenco de Rainha Esther, com direção de Leon Góes.

Entre 2007 e 2009, participou de 7, o Musical, seu último trabalho no teatro, da dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho. No cinema, estreou em 1963 no filme Bonitinha, mas Ordinária.

Atuou em outros grandes sucessos como O Mundo Alegre de Helô (1967), A Penúltima Donzela (1969), O Casal (1975), Copacabana (2001), dentre outros.

Estreou em 1967 na TV Globo em A Rainha Louca. Atuou em várias telenovelas e minisséries da emissora carioca, interpretando personagens inesquecíveis como a anciã rainha Sílvia Candiano em A Ponte dos Suspiros (1968), a inescrupulosa Jandira Serrano em Verão Vermelho (1969), a divertida Madre Encarnación em Estúpido Cupido (1976), a solteirona Tia Magda em O Astro (1977), a grã-fina Zizi de La Rocha em Memórias de um Gigolô (1986), dentre outros.

Em 1973, interpretou o seu maior sucesso na televisão: a impagável Dorotéia Cajazeira,uma das três irmãs Cajazeiras – as outras eram vividas pelas atrizes Dirce Migliaccio e Dorinha Duval –, solteironas reprimidas, amigas do prefeito de Sucupira, e que defendiam a moral e os bons costumes, com certa hipocrisia – de O Bem-Amado, primeira novela em cores, escrita por Dias Gomes e dirigida por Régis Cardoso.

O sucesso da novela foi tão grande que ganhou formato de seriado sete anos depois, com Ida e os mesmos protagonistas: Paulo Gracindo, Lima Duarte, Emiliano Queiroz e Dirce Migliaccio.

Apesar de judia, Ida foi uma das atrizes mais escaladas para viver freiras na TV. Em entrevista a Jô Soares em seu Programa do Jô, em 2001, Ida declarou, brincando, quando o apresentador lhe fez uma pergunta sobre as suas freiras na televisão: "Eu sou judia, mas sempre me chamam para fazer a irmã de caridade, a madre superiora.

A Globo tentou me converter mas não conseguiu". Seu trabalho mais recente na TV foi na primeira fase da minissérie JK, na qual era a Irmã Maria - uma freira francesa radicada em Minas Gerais que ajudava o médico Juscelino Kubitschek (vivido por Wagner Moura) a cuidar dos feridos na batalha militar entre os Estados de Minas e São Paulo. Paralelo à televisão, fez dublagens e integrou o elenco estelar da Cine Castro, dirigida por Carla Civelli, onde dubla ao lado de Nathalia Timberg, Alberto Pérez, Cláudio Corrêa e Castro, Ângela Bonatti, José Miziara, Daniel Filho e Cláudio Cavalcanti.

Tornou-se a voz oficial de Bette Davis e Joan Crawford em seus principais desempenhos no cinema para as versões na televisão.

Criadora de personagens marcantes na televisão e no teatro, dedicou-se integralmente à carreira e ao convívio com os amigos, sendo considerada por todos uma mulher de forte personalidade e de talento comprovado.

Era irmã do ator Felipe Wagner e tia da atriz Débora Olivieri e do músico Daniel Szafran. Faleceu em 22 de fevereiro de 2009, vítima de uma parada cardíaca, consequência de uma pneumonia, aos 85 anos de idade e 65 de carreira, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Foi enterrada em São João de Meriti. Ida Gomes já tinha sido escolhida como a grande homenageada da 21ª edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio, pela contribuição ao teatro brasileiro.

De acordo com parentes, ela estava preparando o discurso de agradecimento com muita alegria.

Dublagens de Ida Gomes

Todas os trabalhos de Joan Crawford Todos os trabalhos de Bette Davis Irmã Maria Teresa Vauzous (Gladys Cooper) em A Canção de Bernadette Madame Medusa (Geraldine Page) em Bernardo e Bianca Madame Min (Martha Wentworth) em A Espada Era a Lei Tia Esponja (Miriam Margolyes) em James e o Pêssego Gigante.

Data de Aniversário de Ida Gomes

Ida Gomes comemora seu aniversário todo dia 25 de Setembro, e é do signo de Libra.

Ida Gomes: Idade e Data de Nascimento

Ida Gomes nasceu em 1923, era Terça-feira. Hoje tem 98 anos de idade.

Altura de Ida Gomes

Ainda não temos informações sobre a altura de Ida Gomes. Se você sabe, ajude a gente enviando essa informação nos comentários ao final da página.

Características Físicas

Altura Não informado
Peso Não informado
Peso Ideal Não informado
Olhos Não informado
Tom da pele Não informado
Sexo / Gênero Feminino

Também fazem aniversário no dia 25 de Setembro

Anita Barone Caroline Kava David Benioff Elena Lucena Ernesto Alterio Felicity Kendal Fernanda Pontes Gloria Perez Gonçalo Waddington Maria Doyle Kennedy Michael Douglas Michael Madsen Pedro Almodóvar Rafael Sun Sam Whipple Tarina Pouncy Will Smith Zach Woods

Outros famosos do signo de Libra

A Martinez Aisha Jambo Al Coronel Alberto Ammann Aldine Muller Alexandre da Silva Alicia Vikander Alimi Ballard Almeno Gonçalves Amanda Tepe Amitabh Bachchan Ana Beatriz Nogueira Ana Furtado André Luiz Miranda André Marques André Mattos Andrea Ragsdale Andrés Guardado Andrew Hunter Andrew Leeds Andrew Polk Anilza Leoni Anita Barone Ann Hu Ann Morgan Guilbert Anna Moore Annie Leibovitz Anthero Montenegro Anton Diffring Antonia Desplat António Fonseca Aramis Knight Arlete Montenegro Art Parkinson Arthur Miller Arthur Penn Aurélien Wiik Avril Lavigne Bam Margera Bárbara Lombardo Bárbara Paz Barbara Pilavin Barry Keoghan Bella Ramsey Ben Whishaw Bianca Andrade (Boca Rosa) Bianca Rinaldi Bill Camp Blythe Howard Bob Burnquist Bob Geldof Bob Odenkirk Bradley Whitford Branca Ferrazo Brea Grant Brewster Kahle Brian Faherty Brian Johnson Brianna Daguanno Britt George Brittney Griner Bruce Springsteen Bruno Berti Bruno Mars Bruno Torres Bryant Gumbel Caco Ciocler Cameron Mackintosh
Ver todos

Comentários