Quem é Grande Otelo? Idade, Signo, Altura e Peso em 2022

Role a página para encontrar informações gerais como peso, altura e idade de Grande Otelo, dentre outras.

Você também irá encontrar outras celebridades que fazem aniversário no mesmo dia, além de signo dos famosos e comentários da comunidade.

Grande Otelo: Nome verdadeiro, altura, idade e datas de aniversário e nascimento

Grande Otelo é do genero Masculino.

Grande Otelo nasceu em 1915, era Segunda-feira. Hoje tem 106 anos de idade.

Grande Otelo comemora seu aniversário todo dia 18 de Outubro, e é do signo de Libra.

Horóscopo e Signo de Grande Otelo

Grande Otelo é de Libra ♎, um signo de Ar.

O nativo do signo de Libra traz consigo algumas características que podem ou não ser vistas em Grande Otelo em diferentes graus de intensidade. Veja abaixo um pouco de cada uma dessas características.

Pontos fortes tornam Grande Otelo uma pessoa:

  • diplomática
  • graciosa
  • pacífica
  • idealista
  • hospitaleira

Fraquezas ou Pontos fracos tornam Grande Otelo uma pessoa:

  • superficial
  • indecisa
  • não confiável

Outros famosos do signo de Libra

A Martinez Aisha Jambo Al Coronel Alberto Ammann Aldine Muller Alexandre da Silva Alicia Vikander Alimi Ballard Aline Campos Almeno Gonçalves Amanda Tepe Amitabh Bachchan Ana Beatriz Nogueira Ana Furtado André Luiz Miranda André Marques André Mattos Andrea Ragsdale Andrés Guardado Andressa Urach Andrew Hunter Andrew Leeds Andrew Polk Anilza Leoni Anita Barone Ann Hu Ann Morgan Guilbert Anna Moore Anne Lottermann Annie Leibovitz Anthero Montenegro Anton Diffring Antonia Desplat António Fonseca Aramis Knight Arlete Montenegro Art Parkinson Arthur Miller Arthur Penn Aurélien Wiik Avril Lavigne Bam Margera Bárbara Lombardo Bárbara Paz Barbara Pilavin Barry Keoghan Bella Ramsey Ben Whishaw Bianca Andrade (Boca Rosa) Bianca Rinaldi Bill Camp Blythe Howard Bob Burnquist Bob Geldof Bob Odenkirk Bradley Whitford Branca Ferrazo Brea Grant Brewster Kahle Brian Faherty Brian Johnson Brianna Daguanno Britt George Brittney Griner Bruce Springsteen Bruno Berti Bruno Mars Bruno Torres

Ver todos

Perguntas Frequentes sobre Grande Otelo

Conheça abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre Grande Otelo.

Qual é a idade de Grande Otelo?
106 anos (18/10/1915)
Em que ano nasceu Grande Otelo?
1915
Qual é o signo de Grande Otelo?
Libra

Biografia de Grande Otelo

Sua vida teve várias tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e a mãe era alcoólatra. Quando já era um ator consagrado, sua mulher cometeu suicídio logo após matar com veneno seu filho de seis anos de idade, que era enteado do ator.

Grande Otelo vivia em Uberlândia quando conheceu uma companhia de teatro mambembe e fugiu com eles, com o consentimento da diretora do grupo, Abigail Parecis, que o levou para São Paulo.

Ele voltou a fugir e acabou no Juizado de Menores, até ser adotado pela família do político Antonio de Queiroz.

Otelo estudou então no Liceu Coração de Jesus, até a terceira série ginasial. Participou na década de 1920, da Companhia Negra de Revistas, que tinha Pixinguinha como maestro.

Foi em 1932 que entrou para a Companhia Jardel Jércolis, um dos pioneiros do teatro de revista. Nesta época ganhou o apelido de Grande Otelo, que adotou como nome artístico.

Em 1942 participou do filme It's All True, de Orson Welles. O intérprete e diretor norte-americano considerava Grande Otelo o maior ator brasileiro.

Fez inúmeras parcerias no cinema, sendo a mais conhecida com Oscarito. Depois os produtores formariam uma nova dupla dele com o cômico paulista Ankito.

No final dos anos 50, Grande Otelo também formou dupla em vários espetáculos musicais e também no cinema, com Vera Regina, uma negra alta que lembrava a famosa dançarina americana naturalizada francesa Josephine Baker.

Com o fim da parceria, Otelo passou por um período de crise, até voltar ao sucesso no cinema com sua grande atuação como o personagem título de Macunaíma (1969), baseado na obra de Mário de Andrade.

Em 1974, estrelou ao lado de Miriam Batucada o exitoso espetáculo Samba, coisa e tal, produzido por Haroldo Costa. Participou também do filme de Werner Herzog, Fitzcarraldo, de 1982, filmado na Amazônia. A partir dos anos 1960, Otelo passou a ser contratado da TV Globo, emissora na qual atuou em diversas telenovelas de grande sucesso, como Uma Rosa com Amor (1972).

Também participou do humorístico Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 1990. Seu último trabalho foi na telenovela Renascer, pouco antes de morrer.

Morte de Grande Otelo

Grande Otelo faleceu em 26 de nov. de 1993, aos 78 anos de idade em Paris, devido á um infarto fulminante ao desembarcar em Paris, de onde seguiria para uma homenagem dos três continentes reinantes, foi enterrado no Cemitério São Pedro, em Uberlândia.

Descendência de Grande Otelo

Teve cinco filhos, um deles o também ator José Prata, o "Pratinha", que iniciou carreira artística aos 14 anos, e atuou na versão de 1986 da novela Sinhá Moça, no papel de Bentinho, além de participar do seriado As Aventuras do Tio Maneco, da TVE, e das peças "O Pagador de Promessas" e “A Turma do Pererê”.

Na década de 2010, Pratinha trabalhava com conserto de celulares. Outro dos filhos de Otelo, Carlos Sebastião Vasconcelos Prata, na mesma época, havia se tornado morador de rua.

Principais prêmios e indicações de Grande Otelo

Air FranceRecebeu o Prêmio Air France em 1969, na categoria de melhor ator, por Macunaíma. Festival de BrasíliaRecebeu o Troféu Candango em 1969, na categoria de melhor ator, por Macunaíma.

Instituto Nacional de CinemaRecebeu o Coruja de Ouro em 1969, na categoria de melhor ator, por Macunaíma. Festival de GramadoRecebeu o Troféu Oscarito em 1990.

Fonte: Grande Otelo na Wikipedia