Foto de Elis Regina

Elis Regina Feminino

Role a página para encontrar informações gerais como peso, altura e idade de Elis Regina, dentre outras.

Você também irá encontrar outras celebridades que fazem aniversário no mesmo dia, além de signo dos famosos e comentários da comunidade.

Estilo musical de Elis Regina

O estilo musical interpretado ao longo da carreira percorria assim o "fino da bossa nova", firmando-se como uma das maiores referências vocais deste gênero.

Aos poucos, o estilo MPB, pautado por um hibridismo ainda mais urbano e 'popularesco' que a bossa nova, distanciando-se das raízes do jazz americano, seria mais um estilo explorado.

Já no samba consagrou Tiro ao Álvaro e Iracema (Adoniran Barbosa), entre outros. Notabilizou-se pela uniformidade vocal, primazia técnica e uma afinação a toda prova.

Seu registro vocal pode ser definido como meio-soprano. A antológica interpretação de Arrastão (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), no 1.º Festival de Música Popular Brasileira, escreveu um novo capítulo na história da música brasileira, inaugurando a MPB e apresentando uma Elis ousada.

Essa interpretação, da qual sobrou apenas um pequeno registro audiovisual, foi comentada pelo músico Bob Dylan em seu programa de rádio Theme Time Radio Four no episódio 64, "Travelling around the world part 1", no qual, a partir dos 40 minutos de programa, Dylan ressalta a interpretação de Elis Regina, a "little pepper" ("pimentinha" em inglês), que termina cantando em lágrimas.

Uma interpretação inesquecível, encenada pouco depois de completar apenas vinte anos de idade. Ainda em 1965, no dia 10 de abril, foi agraciada com o Troféu Roquette Pinto de Melhor cantora do ano.

Os trejeitos cênicos que Elis utilizava ao interpretar na década 1960, balançando os braços, renderiam para ela o apelido de "Elis-cóptero" ou "Hélice Regina", dados por Rita Lee, e que se somaram ao "pimentinha", dado por Vinícius de Moraes.

Fã incondicional de Ângela Maria, a quem prestou várias homenagens, Elis impulsionava uma carreira não menos gloriosa, possibilitando o lançamento do quinto LP individual, Samba eu canto assim (CBD, selo Philips).

Pioneira, em 1966 lançou o selo Artistas, registrando o primeiro disco independente produzido no Brasil, intitulado Viva o Festival da Música Popular Brasileira, gravado durante o festival.

Apesar da dificuldade em atribuir pioneirismos (que costumam durar até o aparecimento de novas pesquisas), costuma ser atribuído a Cornélio Pires o pioneirismo na gravação e divulgação de música independente no Brasil, pois em 1929 ele financiou o custo dos discos da "Turma Caipira Cornélio Pires".

O selo (ou etiqueta, como era chamado na época) Artistas Unidos foi lançado pela fábrica de discos Rozenblit, sediada em Recife, e que já tinha um selo de sucesso desde os anos 1950, o Mocambo.

Foi Elis quem também lançou boa parte dos compositores até então desconhecidos, como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Tim Maia, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc, Sueli Costa, entre outros.

Um dos grandes admiradores, Milton Nascimento, a elegeu musa inspiradora e a ela dedicou inúmeras composições.

Legado e homenagens de Elis Regina

A 18 de agosto de 1997, foi agraciada, a título póstumo, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal.

Em 22 de setembro de 2005, inaugurou-se na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, um espaço memorial para abrigar o Acervo Elis Regina.

Trata-se de uma coleção de fotografias, artigos, objetos, discos e outros tipos de materiais relacionados com a vida e a obra da cantora, tendo sido doado por fãs, jornalistas e amigos pessoais de Elis.[carece de fontes?]Em 2015, Elis Regina foi a grande homenageada da Escola de Samba Vai-Vai, com o enredo "Simplesmente Elis - A Fábula de Uma Voz na Transversal do Tempo".

Sendo o décimo quinto título da escola paulistana, o que a fez conquistar o título do ano de 2015. Em 2016, foi lançado o filme Elis, tendo Andreia Horta como intérprete.

Em 2019, foi lançada a minissérie Elis - Viver é melhor que sonhar, transmitida pela TV Globo. Como parte das comemorações dos 237 anos de Porto Alegre, em 26 de março de 2009 foi inaugurada ao lado do Centro Cultural Usina do Gasômetro uma estátua de bronze da cantora.

A obra, produzida pelo artista plástico José Pereira Passos, é apoiada sobre uma base em granito que lembra um LP, adornado com estrelas de metal.

Leitura adicional de Elis Regina

O Melhor de Elis Regina: melodias cifradas com as letras de 28 músicas do repertório de Elis Regina. São Paulo: Irmãos Vitale, 2003.

ISBN 8574070882. KIECHALOSKI, Zeca. Elis Regina. Coleção Esses Gaúchos. Porto Alegre: Tchê!, 1984. SARSANO, José Roberto. Boulevard des Capucines.

Teatro Olympia, Paris 1968: Elis Regina e Bossa Jazz Trio em uma época de ouro da MPB. São Paulo: Árvore da Terra, 2005.

ISBN 8585136294.

Data de Aniversário de Elis Regina

Elis Regina comemora seu aniversário todo dia 17 de Março, e é do signo de Peixes.

Elis Regina: Idade e Data de Nascimento

Elis Regina, cujo nome de batismo é Elis Regina Carvalho Costa, nasceu em 1945, era Sábado.

Altura de Elis Regina

De acordo com as informações que recebemos, Elis Regina tem 1.53 m de altura. Elis Regina é considerada uma pessoa de estatura baixa.

Elis Regina morreu?

Terça-feira, dia 19 de Janeiro de 1982 foi o dia da morte de Elis Regina, que faleceu aos 36 anos de idade.

Características Físicas

Altura 1.53 m
Peso Não informado
Peso Ideal 51.5 kg
Olhos Castanhos
Tom da pele Branca
Sexo / Gênero Feminino

Horóscopo e Signo de Elis Regina

Elis Regina é de Peixes ♓, um signo de Água.

O nativo do signo de Peixes traz consigo algumas características que podem ou não ser vistas em Elis Regina em diferentes graus de intensidade. Veja abaixo um pouco de cada uma dessas características.

Pontos fortes tornam Elis Regina uma pessoa:

  • compassiva
  • adaptável
  • que aceita tudo
  • dedicada
  • imaginativa

Fraquezas ou Pontos fracos tornam Elis Regina uma pessoa:

  • mais sensível
  • indecisa
  • auto-piedosa
  • preguiçosa
  • escapista

Também fazem aniversário no dia 17 de Março

Clive Rosengren Elizaveta Arzamasova Ivan Mesquita Katie Ledecky Kurt Russell Marco Dutra Mark Boone Junior Norman Mozzato Perla Rob Lowe Sérgio Malheiros Stephanie Fantauzzi Stephen Kramer Glickman Vicki Lewis Willian San’Per Zbigniew Ziembinski

Outros famosos do signo de Peixes

Adam Levine Adina Porter Adrian Smith Aidan Quinn Aisling Bea Al Fann Al Jarreau Al Vicente Alain Prost Alan Davies Alaska Thunderfuck Albert Welling Alberto Ruschel Aldo Sambrell Alejandro Claveaux Aleks Le Alex O'Dogherty Alexandre Borges Alfonso Dosal Alison Armitage Álvaro Morte Amat Escalante Amparo Noguera Amy Okuda Amy Pietz Ana Hickmann Ana María Giunta Anabela Moreira Andrea Bendewald Andrea Levy Andrea Parker Angela Vieira Angelica Blandon Ankito Anna Magnani Annika Boras Annu Kapoor Ansel Elgort Anthony Head Antonella Costa Aracy Balabanian Arieta Corrêa Arthur Aguiar Ashley Greene Barbara Alyn Woods Barbara Schulz Barney Martin Barret Swatek Beatriz Monteiro Bel Powley Benedict Wong Benicio Del Toro Benjamin Breault Bernadette Peters Bernardo Bertolucci Betty Gofman Bia Arantes Bianca Balti Bill Brochtrup Billy Concha Billy Crystal Blota Júnior Bobby Womack Brendan Schaub Brenno Leone Bronson Webb Bruce Willis Bruna Griphao
Ver todos

Comentários